quarta-feira, 9 de maio de 2012

S.GREGORIO NAZIANZO E S.BASILIO MAGNO


BASILIO MAGNO E GREGORIO NAZIANZO- CONTEXTO HISTÓRICO

Após três séculos de muitas perseguições, o século IV surgiu marcado por uma grande virada: no ano 313, o imperador Constantino assinou o Edito de Milão, concedendo liberdade religiosa em todo o império romano. Logo surgiu um novo modo de dirigir a Igreja, agora livre.

Também em familias que pertenciam a camadas sociais mais elevadas existiam homens e mulheres educados na fé cristã, a mesma fé pela qual muitos deram sua vida e muito outros sofreram terrivelmente. Esses mais ricos dispunham de recursos e influência social, e puderam receber formação escolar. Eram naturalmente levados a exercer carreira pública como mestres de retórica, advogados ou estadistas.

Pela importância de sua contribuição para a causa cristã, Basílio Magno, seu irmão Gregório de Nissa e o amigo Gregório de Nazianzo são hoje conhecidos como os "Três Grandes Capadócios".
OS SANTOS


Basílio nasceu em Cesaréia da Turquia, antiga Capadócia, no ano 329, em uma família abençoada com diversos santos. Seu avô morreu mártir na perseguição romana. Sua avó foi Santa Macrina e sua mãe, Santa Amélia; a irmã, santa Macrina, nome em homenagem à avó, seus irmãos, São Pedro, bispo de Sebaste e São Gregório de Nissa, e seu melhor amigo, São Gregório Nazianzeno. Eles estão juntos no calendário litúrgico porque tiveram as mesmas aspirações à santidade, os mesmos níveis culturais e alimentaram a mesma chama de vocação à vida monástica.

Basílio estudou em Atenas e Constantinopla. Sua irmã, Macrina, havia fundado um mosteiro. Isso influenciou Basilio, que decidiu ir conhecer o modo de viver dos monges no Egito. Quando voltou, foi para para Anisi, onde morava sua família. É na serenidade daquele ambiente que Basílio reúne em redor de si um grupo de amigos, faz a primeira experiência de vida comunitária e começa a elaborar as suas idéias sobre a formação ascética. Escreveu suas famosas "Constituições", regras de vida espiritual destinadas aos religiosos. Neste livro se basearam os mais famosos fundadores de comunidades ao redigirem os Regulamentos de suas Congregações.


Basílio foi eleito bispo de Cesaréia, e nesta época o representante do Império tentou fazer com que ele renegasse a Fé. Basílio o enfrentou com um discurso tão eloqüente, que ele desistiu de castigá-lo, percebendo sua admirável santidade e o quanto era venerado pelo povo.

São palavras de Basílio: "Li o evangelho e reparei que o grande meio de alcançar a perfeição é vender os bens, distribuir a renda com os irmãos indigentes e se desprender completamente dos cuidados deste mundo. E desejava encontrar algum irmão para que pudesse com ele atravessar as águas profundas e agitadas da nossa vida."

Por sua oratória, seus escritos e suas inúmeras obras de assistência feitas em favor do povo, foi chamado "Basílio Magno". Era amado por cristãos, judeus e pagãos. Doava tudo o que ganhava. Foi o primeiro bispo a fundar um hospital para os carentes. Criou também asilos e orfanatos. Ele não se contentava com palavras: na cidade de Cesaréia deu vida a um verdadeiro reino da caridade com hospícios, asilos, hospitais, laboratórios e escolas artesanais.


Muito culto e profundo conhecedor de teologia, filosofia e literatura, seus sermões são repletos de citações da Sagrada Escritura. Escreveu cerca de quatrocentas cartas. Trabalhava e escrevia sem cessar. Sofrendo de hepatite, quase não podia se alimentar, a ponto de sua pele tocar os ossos.

Morreu em 1o. de janeiro de 379, com apenas quarenta e nove anos e foi sepultado no dia seguinte, seguido por uma multidão, como nunca acontecera naquela região. Seu amigo de vida e de fé, São Gregório Nazianzeno, também comemorado nesta data, disse no dia do enterro: "Basílio santo, nasceu entre os santos. Basílio pobre viveu pobre entre os pobres. Basílio, filho de mártires, sofreu como um mártir. Basílio pregou sempre; com seus lábios e com seus exemplos, e seguirá pregando sempre com seus escritos admiráveis".

São Gregório Nazianzeno nasceu no mesmo ano que são Basílio (330). Sobreviveu dez anos ao amigo, morrendo em 379.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA

Nossos santos de hoje ordenaram sua vida pelo momento evangélico registrado em Mateus 19, 21: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me”.

Seguir Jesus é opção, mas opção consciente, algo bem além de dar alguns passos com ele. Segui-lo significa aderir, engajar-se, ter que passar por portas estreitas. Aceitar o jeito de Jesus, seu modo de vida, suas escolhas, suas mensagens, suas coerências, suas consequências.

Não somos seres prontos, mas pessoas em gestação, frutos de nossas escolhas e de nossas ações no dia a dia. Cada pessoa constrói sua própria identidade. Seguir Jesus pode ser um ideal, mas certamente será sempre um desafio. Desafio que não assustou Basílio, sua familia e seu amigo Gregório, pois, ao contrário, a busca da perfeição e o atendimento a necessitados foram metas para eles e para tantos outros santos e santas de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário